Comunicado   DN 06/2014 de 04 Abril de 2014

No âmbito da dinâmica democrática interna do nosso sindicato decorreram ontem, dia 03/04/2014, eleições para a DRN - Direção Regional Norte e Delegados Sindicais.

Estas eleições regionais revestiram-se de especial importância na vida da ASFIC/PJ, pois interrompem um ciclo de vazio diretivo no âmbito da DRN, que durou mais de 2 meses e que aconteceu num momento político sindical particularmente difícil e duro, deixando sem representação institucional nos órgãos executivos nacionais, a segunda região com maior expressão sindical, privando a Direção Nacional do contributo daquela que foi uma das equipas diretivas sindicais mais dinâmicas, produtivas e brilhantes de sempre do nosso sindicato (a DRN demissionária).

Ontem, os associados do norte sufragaram uma nova equipa diretiva que integrará a Direção Nacional e novos Delegados Sindicais que elegerão representantes no Conselho Nacional, podendo desta maneira o sindicato retomar a normalidade democrática, com todos os setores devidamente representados nos órgãos executivos e deliberativos nacionais.

Num contexto sociopolítico nacional muito difícil, que nos exige especiais sacrifícios pessoais, profissionais e sindicais, num contexto regional de graves constrangimentos de comunicação e de relacionamento institucional com a direção da polícia, não podemos deixar de enaltecer a coragem, o espírito de liderança e de disponibilidade de entrega à nossa causa coletiva (consubstanciada em dois pilares - o da dignificação do Estatuto Profissional e o da defesa e reforço da matriz histórica da PJ), dos dirigentes recém-eleitos para a DRN:

(...)

Não podemos deixar de enaltecer também o esforço e a dedicação da COMISSÃO DE GESTÃO encarregue da gestão corrente do sindicato na região norte, que ultrapassou esse registo meramente gestionário, empenhando-se esforçadamente na revitalização do sindicato na região norte, mantendo viva a chama da luta e da coesão sindical. Referimo-nos a:

(...)

Apresentamos uma tabela comparativa dos resultados dos últimos quatro atos eleitorais:

(...)

Paralelamente a esse escrutínio decorreu a eleição para Delegados Sindicais com os seguintes resultados.

A DIREÇÃO NACIONAL