Comunicados

Comunicado   DN 01/2014 de 31 Janeiro de 2014

A Direcção Nacional da ASFIC/PJ reuniu no dia 29/01/14 para analisar o momento atual sindical e discutir a estratégia a seguir nos próximos tempos.

As Assembleias Regionais reunidas no passado dia 23 do corrente mês decidiram o fim das medidas de luta em curso para dar início a uma fase de negociação.

A proposta n.º 1 constante da ordem de trabalhos das Assembleias Regionais teve 378 votos a favor, 253 votos contra e 9 abstenções.

A proposta n.º 2 teve 11 votos a favor, 336 votos contra e 64 abstenções.

A proposta n.º 2 teve 119 votos a favor, 301 votos contra e 13 abstenções

Não podemos deixar de manifestar o nosso lamento com a demissão coletiva da DRN, que teve - reconhecemos - um papel crucial e inestimável na condução colectiva do nosso sindicato.

Esta saída, bem como a demissão dos Delegados Sindicais em funções, deixa-nos a todos desgostosos e com o sentimento de que saímos enfraquecidos. No entanto, respeitamos a posição da DRN tomada à luz dos princípios que sempre defenderam. Resta-nos a certeza de que continuarão a ter uma participação activa e positiva na vida da ASFIC.

Na sequência da demissão da DRN e em cumprimento dos estatutos foi decidido marcar a data de 6 de Fevereiro próximo para a realização da Assembleia Regional tendente à nomeação de uma Comissão de Gestão que assegure do funcionamento da DRN até novas eleições a ter lugar até 30 dias subsequentes a essa Assembleia Regional, exortando à participação de todos os Associados.

Neste momento é altura de apostar numa negociação transparente e sem sofismas, na certeza, porém, de que sempre saberemos responder às exigências de cada momento.

A Direcção Nacional da ASFIC/PJ vai reunir na próxima terça-feira dia 4 de Fevereiro com o Senhor Diretor Nacional da PJ, a fim de discutir as linhas da futura negociação do Estatuto bem como definir a respectiva calendarização.

Importa referir que se trata de um documento importantíssimo para o nosso futuro colectivo e da instituição Polícia Judiciária que não conseguirá resistir sem a dignificação dos seus recursos humanos,  pelo que apelamos ao envolvimento de todos os associados na sua elaboração . A seu tempo iremos dando conhecimento das propostas em discussão para que possam contribuir com  sugestões de alteração.

No dia 5 de Fevereiro pelas 16H30 irá a DN da ASFIC/PJ reunir com o Grupo Parlamentar do CDS, sobre a proposta apresentada pelos partidos da maioria que não prevê a exclusão da aplicação da Lei Geral do Trabalho em Funções Publicas à Polícia Judiciária.

A DN da ASFIC/PJ faz um apelo à união, à serenidade e à confiança na ASFIC/PJ, crucial neste momento, em virtude do processo negocial que se avizinha, vital para assegurar o futuro das nossas carreiras e para a sobrevivência da PJ.

A Direcção Nacional da ASFIC/PJ

 

logo asfic/pj