Comunicados

COMUNICADO

DN10/2012 de 19 de outubro de 2012

67º Aniversário da Polícia Judiciária

Comemora-se no próximo Sábado, dia 20, o 67º Aniversário da PJ, cujas comemorações oficiais irão decorrer na EPJ, no dia 22.

Num momento em que é anunciado mais um violento saque ao rendimento dos portugueses, impossibilitando uma grande maioria de cumprir os seus compromissos financeiros e mesmo fiscais, consequência incontornável que afecta igualmente de forma dramática o pessoal da Polícia Judiciária, a Direcção Nacional da ASFIC/PJ decidiu, mais uma vez, não se fazer representar nas comemorações oficiais do Aniversário da PJ.

Desde o ultimo aniversário da Polícia Judiciária, a situação económica dos funcionários de investigação criminal sofreu uma degradação ainda mais acentuada, com a espoliação dos subsídios, a manutenção do corte salarial e o agravamento generalizado do custo de vida.

O próximo ano vai ser pior, mesmo desastroso, com medidas ainda mais gravosas e totalmente insensatas que vão matar o doente por excesso e erro de medicação, como é manifestado, publicamente, pela quase generalidade dos especialistas portugueses e internacionais, uma grande maioria dos quais, pertencentes à área política dos partidos do governo.

Além disso, continuamos a viver numa “CASA” sem rumo visível, em que a insatisfação aumenta cada dia que passa, fundamentalmente, porque:

  • Não vimos ainda uma solução concreta, apesar de o Comité Europeu dos Direitos Sociais do Conselho da Europa ter reconhecido claramente os nossos direitos;

  • A gestão de recursos humanos continua pouco transparente e potenciadora de conflitos, com a colocação arbitrária de pessoal em determinados lugares, sem que todos os interessados tenham as mesmas oportunidades;

  • Continuamos sem uma carreira e um sistema remuneratório adequados à legislação vigente;

  • Persistem os ataques à Polícia Judiciária e ao seu bom-nome, saídos ou não do interior do Governo, continuando a caber à ASFIC, o maior encargo da sua defesa pública.

Para terminar, felicitamos todos os associados e demais colegas que, em resultado do reconhecimento do mérito do seu desempenho, vão ser agraciados no decurso da comemoração oficial do 67º. Aniversário da PJ.

Mas, este aniversário é sobretudo nosso, daqueles que trabalham de uma forma abnegada, descomprometida de outros interesses (de poder e benefício pessoal, políticos e outros), a não ser do interesse que realmente valorizam no seu dia-a-dia: o combate ao crime e a defesa da sociedade / cidadãos.

Por isso, tal como no passado, sugerimos a todos os associados, que no próximo dia 22, organizem brindes ao futuro da PJ, com os vossos colegas associados ou não, incluindo os de outras carreiras, nas brigadas/secções/departamentos/unidades, aproveitando essa pausa para uma reflexão conjunta, numa demonstração de unidade, coesão e determinação em lutar colectivamente pelo nosso futuro.

 

A Direcção Nacional da ASFIC/PJ

logo asfic/pj