DN 05/11, de 30Mar.2011

A Direcção Nacional da ASFICPJ reuniu-se no passado dia 24/03, com o objectivo de reflectir sobre a alteração da conjuntura política nacional, resultante do pedido de demissão do actual Governo, avaliando-a face ao processo de luta que travamos desde 15 de Dezembro do ano transacto.

Assim, após a análise dos diversos pressupostos em equação e porque as formas de luta em vigor foram decididas pelos associados num dos mais amplos e exaustivos processos de auscultação e decisão internos, jamais realizados na ASFIC/PJ (reuniões sectoriais, jantares nacionais de reflexão, 1º Encontro Nacional de Delegados Sindicais, Reuniões Gerais de Trabalhadores e por fim Assembleias Regionais) a Direcção Nacional da ASFIC/PJ entendeu que deve ser dada, novamente, a palavra aos associados, para decidirem sobre o futuro próximo desta luta, evitando-se erros cometidos num passado recente.

Desta forma a Direcção Nacional da ASFIC/PJ decidiu o seguinte:

1.        Realizar Assembleias Regionais simultâneas, conforme convocatórias e ordem de trabalho a publicitar brevemente, no próximo dia 4 de Abril pelas 17H30.

2.    Para apreciação e decisão dos associados a Direcção Nacional da ASFIC/PJ propõe três decisões alternativas:

A.    Suspensão de TODAS as medidas de luta em curso, até ao 30º dia após a tomada de posse do futuro Governo Constitucional, com recomeço imediato e automático das mesmas medidas, se não houver um SINAL CONCRETO E SATISFATÓRIO do próximo Governo;

Com manutenção, apesar da suspensão, dos actuais pré-avisos de greve por tempo indeterminado ao trabalho extraordinário, como «escudo protector» de todos os associados que entendam, com toda a legitimidade, continuar a recusar trabalhar fora do horário normal de serviço, nos termos dos acórdãos dos Tribunais de Almada e do Porto.

B.     Manutenção, sem endurecimento, das actuais formas de luta em vigor: greve ao trabalho extraordinário, ao trabalho durante a hora de almoço, à exigência do pagamento antecipado de ajudas de custa, etc.

C.   Endurecimento da luta, designadamente, com greve às prevenções.