Membro fundador do Conselho Europeu dos Sindicatos de Polícia

Ricardo Valadas, Presidente da Associação Sindical dos Funcionários de Investigação Criminal da Polícia Judiciária.

Correio da Manhã, 03 de dezembro de 2017

Orçamento resolve alguns problemas hoje, mas não arquiteta o amanhã.

Não é surpresa para ninguém que as políticas dos últimos Governos se têm pautado por prioridades relacionadas mais com as Finanças que com a Economia do país. Orçamentos atrás de orçamentos e verifica-se que os investimentos-base, para uma projeção estratégica do país a 20 ou 30 anos, são continuamente adiados. Seja por motivos financeiros, seja por políticas sem ideias, seja por interesses privados.

A PJ na sua matriz, é uma agência de investigação criminal, que combate e combaterá em toda a sua abrangência, quem de alguma forma intentar contra os cidadãos e o país, apenas para avocar poder ou riqueza indevida.

Esta consciência de Justiça é a alma da PJ. Quem está com esta premissa e pretende uma Justiça mais competente tem que investir e projetar o futuro desta instituição. Não há outra forma. Mais investimento. Este orçamento resolve alguns problemas hoje, mas não arquiteta o amanhã.

Esta Ministra merecia mais meios para a Justiça, que seria evidentemente um investimento direto na Economia. Será que D. João I, quando investiu no projeto nacional de navegações oceânicas sistemáticas, pensava apenas em ir a Ceuta ou planeou formar o primeiro império global da História?

 

Divulgações

Cibercriminalidade: o desafio jurídico da “revolução tecnológica”

A denominação “cibercrime” foi instituída na Convenção de Budapeste de 2001, tomando como referência realidades anteriormente incluídas na categoria a que o Direito português chamava (no quadro da antiga Lei n.º 109/91) “criminalidade informática”...Ler mais

PJ apela à partilha de informação no combate ao crime informático 

Polícia Judiciária apresentou numa conferência no Porto um caso de ataque informático em Portugal resolvido com sucesso... Ler mais

 

pj

 

logo asfic/pj