Membro fundador do Conselho Europeu dos Sindicatos de Polícia

08 de setembro de 2019

Os diplomas da Lei Orgânica e dos Estatutos Profissionais dos investigadores da Polícia Judiciária foram aprovados na sexta-feira pelo Sr. Presidente da República. São 20 anos de espera, na qual a ASFIC-PJ tudo fez para chegar ao melhor documento possível. Os novos Estatutos Profissionais são uma conquista histórica na luta sindical da Polícia Judiciária e uma evolução notável face à alternativa em cima da mesa - manter o marasmo dos últimos 20 anos.

Como já o dissemos, o diploma dos estatutos não é perfeito. Há pontos que, se forem mal aplicados, podem prejudicar as pessoas. Sabemos que matérias são essas e vamos estar, como sempre, atentos à sua aplicação.

Já começou o trabalho para serem construídas as legislações anexas, que irão densificar o diploma. Já começou o trabalho para serem alterados os artigos duvidosos ou que de alguma forma não são claros e que prejudicam os trabalhadores. Já começou o trabalho para corrigir as injustiças.

Não existem alterações legislativas perfeitas, ou se avança ou não. Sem esta legislação, nada haveria a fazer amanhã, a não ser carpir a sua inexistência, falar no passado e no que poderia ter sido feito.

O trabalho de um sindicato é isto mesmo, passo a passo, degrau a degrau, ir construindo condições de trabalho melhores para as pessoas.

logo asfic/pj