Não são férias

O crescimento de 40% do quadro de pessoal é um feito notável.

Graças aos esforços que obtiveram a aprovação da tutela, a atual Direção Nacional da PJ alcançou um feito notável: um crescimento em mais de 40% do quadro de pessoal entre os anos de 2018 e 2023, que resultou no rejuvenescimento da instituição, trazendo outra vida a uma casa da qual se antevia o inexorável declínio.

Este acréscimo, apesar de desacompanhado de idêntica renovação de meios e instalações, e talvez até de algumas mentalidades, tem-se traduzido em resultados notáveis em áreas como a corrupção, a criminalidade informática e a fraude fiscal, entre outras, que até recentemente não mereciam tanta atenção.

Ainda que se possa discordar da estratégia, o facto

O crescimento de 40% do quadro de pessoal é um feito notável

é que o aumento no número de funcionários (que essencialmente colmatou as saídas de quase uma década) inculcou uma vitalidade à qual já não estávamos acostumados, e as muitas caras novas também são um tónico para aqueles que entendem a necessidade de partilhar a sua experiência com as novas gerações. E quem ingressa fica logo a saber: não vem para passar férias. Vem para aprender e, se possível, fazer melhor. Porque isto é diferente de qualquer outro trabalho. É uma missão.