Parabéns

O desempenho passado não garante resultados futuros

Amanhã, dia 20 de outubro, a Polícia Judiciária celebra 80 anos. Criada em 1945 e visionariamente gizada por Cavaleiro Ferreira, a PJ conquistou um prestígio ímpar na sociedade portuguesa e entre as congéneres internacionais. Fruto de um labor intensivo, dedicado à causa pública, com independência política e neutralidade processual, sempre em busca da verdade material. Com uma cultura institucional de trabalho, de ética profissional e de saberes técnicos acumulados ao longo de décadas, transmitidos de geração em geração e aperfeiçoados por sucessivas reformas e modernizações.

Contudo, o desempenho passado não garante resultados futuros. A PJ, cuja missão nuclear é a investigação da criminalidade mais grave, violenta e organizada, e de dimensão internacional, enfrenta hoje desafios imensos.

O mundo criminal é altamente competitivo, um mundo sem regras, onde apenas os mais fortes, sagazes e inovadores tentam escapar à Justiça. Na era da digitalização, a PJ e o sistema de Justiça têm de estar à altura deste desafio, sob pena de o próprio Estado de Direito sair fragilizado. Parabéns a todos os profissionais da PJ, de ontem e de hoje, que vestem a camisola e elevam o seu bom-nome.