79 anos

A gestão dos recursos humanos é fraca. É urgente a sua reformulação

A nossa PJ faz hoje 79 anos. Apesar de atravessarmos um período de grande mudança e impacto, encontramo-nos com uma direção nacional em gestão e vários departamentos sem dirigentes. Sem timoneiros, a deriva é o único caminho.

O estatuto em vigor desde 2020 ancora-se em 19 portarias, 14 ainda por regulamentar. Pela primeira vez a nível nacional, sentimos o que é falta de espaço, agravada pelo estado de degradação e ausência de condições de trabalho em Setúbal, Portimão e Braga. Apesar dos projetos de ampliação e melhoramento, tudo demora.

O reforço humano há muito reivindicado e necessário, colmatado com centenas de novos colegas oriundos do extinto SEF, obriga a todo um processo de aculturação e passagem de conhecimentos mais complicado, porque pouco planeado. A gestão dos recursos humanos, e em particular no tocante aos concursos e colocações, é fraca, e é urgente a sua reformulação.

Tem sido esta a nossa sina… há tanto por fazer.

Contudo, nem tudo é mau. Tal como no passado, ainda hoje há quem se dedique à causa da Justiça, com excelência, e vai preservando a alma desta casa. A esses, muitos parabéns. Hoje também é o seu dia.