Uma das frases mais emblemáticas do nosso Diretor Nacional é a do conselho dado, aquando da tomada de posse de novos dirigentes, para que cuidem da sua gente.
Sabe o senhor Diretor Nacional que, se os funcionários forem bem tratados, também mais respeito terão pela Lei e pela Justiça, e por todos os intervenientes no processo judiciário.
Contudo, é preciso estar sempre a relembrar esta frase, uma vez que nem sempre as palavras proferidas são acatadas por quem as escutou como se de uma ordem se tratasse.
O respeito pelas pessoas passa muito pelo cumprimento das normas instituídas, que conferem previsão e segurança a quem por elas se rege.
Interpretações adulteradas de princípios normativos não dão segurança a ninguém, pelo que, numa instituição como a PJ, o que está escrito é o que deve ser aplicado, e não o que dá mais jeito num determinado momento. Se em certos diplomas se mencionam três anos, ou 180 dias, esse é o prazo a respeitar, acima de tudo, porque é a Lei que o dita e também ela deve ser cuidada.
E cuidar da Lei é como cuidar de nós. Não deveria ter de ser a ASFIC a relembrá-lo.
Associação Sindical dos Funcionários de Investigação Criminal da Polícia Judiciária