Na ASFIC/PJ, e num entendimento que temos mantido desde sempre, os interesses da PJ e da Justiça são colocados no mesmo patamar das reivindicações dos trabalhadores.
Estes últimos, diga-se, raramente solicitaram condições desfasadas das que são praticadas na função pública, e o que foi conseguido através da luta sindical traduziu-se sempre na melhoria de resultados através do acréscimo de motivação.
É que são sempre os investigadores o principal vetor do sucesso das investigações, e é o seu empenho, diligência e persistência que permitem os desfechos que todos gostam de celebrar. E o que os impele a correr mais um bocado e a chatear-se mais um bocadinho é sentirem que o fazem por algo que é superior ao seu próprio bem-estar.
Com isto pretende-se fazer ver que, sempre que reclamamos de uma má decisão, seja num movimento de pessoal, num concurso ou noutra coisa qualquer, estamos a aludir a algo que contende com o sistema de crenças do bom pessoal desta casa. E se os bons funcionários deixarem de acreditar que fazem a diferença, e que por isso merecem ser melhor considerados, não haverá muito mais para acreditar.