Joaquim Afonso

Sobrevive o respeito por ele granjeado e a saudade de todos nós

Deixou-nos o Joaquim Afonso, o nosso presidente da Direção Regional Sul da Associação Sindical dos Funcionários de Investigação Criminal da Polícia Judiciária (ASFIC/PJ). Era boa pessoa, bom companheiro e, qualidade fundamental de quem quer ser sindicalista, altruísta.

Era alguém que se prontificou a defender os colegas de profissão em vários fóruns e que, por diversas vezes, interveio com acerto e pertinência na discussão de questões importantes. Tal como outros que se voluntariaram para assumir a luta por melhores condições de trabalho, prescindiu de muitas horas da sua vida a tratar de assuntos do sindicato que, esperamos nós, não tenham sido dadas como perdidas. Horas agora consideradas mais valiosas face à morte imprevista e prematura, e que poderiam certamente ter sido melhor passadas junto da família e amigos.

Sobrevive o respeito por ele granjeado e a saudade de todos nós. Ambos os sentimentos levam-nos a colocar o seu nome ao lado dos vários camaradas que já partiram e nos deixaram obra sindical merecedora da maior gratidão.

Obrigado e até sempre, companheiro. Nós continuaremos o teu trabalho.