Cumpridos dois mandatos pela Direção Nacional na PJ, importa que o sindicato se exprima sobre o seu desempenho. Foi com esta direção que entraram em vigor não só um estatuto profissional como uma nova estrutura organizacional, foram atualizados valores de piquete e de prevenção, bem como uniformizado o pagamento desta última, foi redigida pela primeira vez uma lista de disponibilidade para quem tivesse 36 anos de serviço, publicado um código deontológico e implementado o suplemento de missão.
Também o quadro de pessoal foi aumentado e diminuiu a média etária, e foram dados passos não só para a renovação do decrépito parque automóvel como das instalações.
Contudo, nem tudo foram rosas. Se a ASFIC/PJ tivesse sido consultada atempadamente nalguns assuntos, ter-se-iam evitado problemas e antecipado soluções. Isto porque o nosso conhecimento advém da auscultação de 1500 investigadores, e estes também querem o melhor para a instituição. Tudo isto nunca poderia deixar de ser mencionado numa análise justa.
No geral, conclui-se que se avançou mais nestes anos do que nos 20 anteriores, reconhecimento que este quadro diretivo merece.