A palavra “sindicato” tem origem grega com influências no latim, onde significava quem “defendia a justiça”, numa espécie de “advogado público” ou “procurador de coletividade”. É isto que deve ser um sindicalista.
Alguém que defende de forma justa e abnegada os direitos de um grupo ou corporação. Um defensor de causas coletivas, sem causas pessoais. Há um conjunto base, fundamental, de requisitos que um (verdadeiro) sindicalista deve preencher, designadamente: 1- comunicação, para dentro e para fora; 2- honestidade, sendo reconhecido por isso, para ser admirado e seguido; 3- desambição e renúncia, desviando o foco em si mesmo e apelando à participação; 4- estabilidade e criatividade, transmitindo confiança, criativo e inovador em busca de soluções; 5- compreensivo e recetivo, estimulando o sentido crítico, e autocrítico; 6- intuição e previsibilidade, com capacidade de previsão de mudanças e antevisão de cenários; 7- reflexão e reavaliação, sobre as suas ações; 8- renovação e reprodução, investindo no futuro em novos líderes sindicais.
Esta direção da ASFIC/PJ está de saída. Venham novos líderes assim, dos verdadeiros!… Viva a ASFIC/PJ! Obrigado, caro leitor.
Associação Sindical dos Funcionários de Investigação Criminal da Polícia Judiciária