A PJ é uma instituição respeitada, não porque possui um bom gabinete de marketing ou publicidade, mas porque os seus funcionários realizam a sua missão sem daí quererem retirar qualquer benefício pessoal ou profissional.
Não raras vezes, estão ainda os investigadores no terreno a realizar buscas quando na comunicação social brotam notícias sobre o que está em curso com claro comprometimento do serviço e acréscimo das tarefas a realizar.
Se o prestar de informações à comunicação social parece ser uma necessidade dos modernos dias de hoje, a verdade é que o bom senso não pode deixar de imperar. Primeiro há que garantir a segurança dos intervenientes em qualquer operação e o bom andamento da mesma, havendo de seguida tempo suficiente para prestar as informações e esclarecimentos devidos. Isto porque a gestão da comunicação social no decurso de buscas, inspeções ou outras diligências não deve ser um ónus extra para os investigadores.
E quando for para recolher os louros, cá estará a ASFIC para mencionar que, a serem distribuídas medalhas, que sejam para aqueles que as efetivamente merecem. Tudo a seu tempo.
Associação Sindical dos Funcionários de Investigação Criminal da Polícia Judiciária