Perseverança

Mais uma sonda pousou em Marte esta quinta-feira dia 18.

Mais uma sonda pousou em Marte esta quinta-feira dia 18. “Perseverance”, nome dado a esse veículo robotizado da NASA com a missão de explorar a superfície marciana.

O quinto aparelho do género e o primeiro a pousar numa zona de Marte nunca antes observada. A cratera denominada Jezero. Foram precisos 7 meses de viagem desde a Terra e a difícil manobra de pousar em Marte foi apelidada de “7 minutos de terror”, correspondendo ao tempo que a sonda teve de passar de uma velocidade de 20.000km/h para zero.

Um feito histórico, tendo em conta ter acontecido durante a pandemia de Covid-19 que assola o mundo. Fruto da persistência, da determinação e da resiliência, num momento tão árduo. Fruto da perseverança, lá está.

Uma lição ao mundo, de determinação e tenacidade. Um exemplo para todos nós no combate a esta doença que atormenta todas as sociedades, sem exceção. A ASFIC/PJ quer aproveitar esta mensagem para um honroso tributo à perseverança.

Será assim que vamos todos vencer este imenso obstáculo pandémico. É também uma máxima da PJ, logo, da ASFIC/PJ em defesa da instituição e dos seus investigadores.

Fica esta mensagem, nesta data tão especial de 21.2.21.21.