A vaca e o leite

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Para retratar a ideia de esforço e que nada se consegue sem ele, é utilizada a expressão “a vaca não dá leite, é preciso tirá-lo”.

Para retratar a ideia de esforço e que nada se consegue sem ele, é utilizada a expressão “a vaca não dá leite, é preciso tirá-lo”. Interessante essa metáfora, sem dúvida. Pedagógica. Apela à crença de que ao esforço corresponde o resultado. Sedimenta o sentido de expectativa e o sentimento de esperança. A confiança na relação entre causa e efeito.

Ora, sem dúvida que para que a vaca dê leite, é preciso tirá-lo. Ou naturalmente, como fazem os bezerros, ou ordenhando-a, como faz o homem. Podemos daqui concluir em rigor da verdade que, afinal, a vaca não dá o leite, mas sim, produ-lo. Ela produz e algo ou alguém que o faça seu se assim precisar ou quiser.

Outra indução que também importa reter nesta expressão é de que para que a vaca produza leite é necessário que ela tenha filhos, caso contrário ela simplesmente não dá (produz) leite. Os bezerros são amamentados durante dois meses e depois é preciso ordenhá-la para estimular a produção de leite.

Conclusão, embora seja verdade que para que a vaca dê leite é preciso tirá-lo, é ainda mais verdade que o leite da vaca só existe pela sua nobre condição de maternidade. Tal como o Ministério da Justiça para a PJ. Fica a reflexão, Srª Ministra…