1900 vs. 2020

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Circula um vídeo na internet que nos lembra como foi a vida de quem nasceu em 1900.

Circula um vídeo na internet que nos lembra como foi a vida de quem nasceu em 1900. Tentemos nós, aqui, juntos, adaptá-lo à realidade portuguesa. Como se tivesse sido a nossa vida. Um mero exercício de reflexão conjunta.

Aos 14 anos, dá-se o início da 1ª Guerra Mundial. Termina aos 18. 22 milhões de mortos no mundo inteiro. No mesmo ano surge a Gripe Espanhola, infetando cerca de 50 milhões de pessoas no mundo inteiro, um quarto da população mundial na época. A pandemia terminou aos 22 anos de idade. Aos 29, dá-se a Grande Depressão, ou crise económica mundial de 1929, durando quase dez anos. Começa imediatamente a 2ª Guerra Mundial, perdurando dos 39 aos 45 anos de idade. 60 milhões de mortos. Durante as décadas seguintes e até cerca dos 90 anos de idade, o mundo vive a Guerra Fria, fazendo sentir o risco da 3ª Guerra Mundial.

Entretanto, entre os 61 e os 74 anos de idade, Portugal está em guerra, na Guerra do Ultramar. Eis a história de uma vida de 90 anos, nascida em 1900… Comparemos um pouco essa vida com as nossas, da maior parte de nós. Confinados?! Máscaras?! Teletrabalho?! O que é tudo isso, afinal, comparando com quem nasceu e viveu assim?!