A ASFIC faz hoje anos. Há 77 anos que a PJ serve os portugueses e cumpre briosamente a sua missão. E há precisos 40 anos que a ASFIC defende não só os direitos de quem lá trabalha, mas também a própria Instituição.
Todavia, nas últimas duas décadas os governos têm deliberadamente protelado a resolução de diversas questões, com consciência que, nesta casa, a retribuição pelo exigente trabalho viola as leis laborais. Isto, não obstante dos alertas de auditorias internas e dos avisos que temos feito.
As inúmeras exposições redigidas pela ASFIC são esquecidas com as mudanças na tutela, servindo essa desculpa para empurrar os problemas para quem vier a seguir. O que seria se nós trabalhássemos assim…
Mas para tudo há um limite. A partir de 1 de abril deixaremos de trabalhar de noite e ao fim de semana quase gratuitamente! Foram mais de 20 anos de voluntariado. Agora pretendemos o cumprimento da Lei. Só isso. É o que se impõe perante a indiferença de quem devia fazer mais e melhor.
Por isso, parabéns à ASFIC que, 40 anos depois, continua a defender os seus associados, de quem muito se orgulha, com os ideais do primeiro dia. Muitos parabéns.