Recursos humanoides

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Os serviços de RH devem ser detentores de um conjunto de políticas, habilidades, métodos e práticas que permitam potencializar o capital humano da instituição, alinhando-o com a sua missão e estratégia global.

Uma boa administração de recursos humanos (RH) numa instituição é fundamental. Para isso é necessário dotar a organização de profissionais competentes e habilitados nessa matéria, de forma a assegurar eficazmente a gestão do seu capital humano, cuidando da sua formação e desenvolvimento profissionais.

Os serviços de RH devem ser detentores de um conjunto de políticas, habilidades, métodos e práticas que permitam potencializar o capital humano da instituição, alinhando-o com a sua missão e estratégia global. Cabe-lhes saber selecionar, gerir e nortear com qualidade os trabalhadores de forma a poderem exercer eficazmente a sua função e conduzir o seu percurso profissional. Uma instituição sem verdadeiros serviços de RH, capazes e competentes, é uma instituição sem alma, sem fio condutor, contribuindo para o seu atrofiamento.

Uma instituição que não tenha essa preocupação é uma instituição descapitalizada, sem recursos humanos. Gerir sem competência o capital humano não é gerir recursos humanos. Os trabalhadores tornam-se desiludidos, descompensados e desmotivados. Apáticos e sem expressão. Sem perspetiva. Uma espécie de recursos humanoides, digamos…