Umbiguidade

Acontece que essas pessoas acertam muitas vezes em si próprias.

Ambiguidade significa ambivalência, algo que possui sentido duvidoso, indefinido, que permite várias interpretações. Algo que é ambíguo. Mas não pretendemos falar disso.

Queremos falar precisamente do contrário, do mais oposto possível. Algo a que chamaremos de umbiguidade. Um trocadilho, se nos é permitido. Deriva da palavra umbigo.

O umbigo é a primeira cicatriz do corpo humano durante a sua vida. É a marca do corte do cordão umbilical. Do ponto de vista biológico, o umbigo não serve para nada, não desempenhando nenhuma função específica no nosso organismo.

Há no entanto quem acredite que o umbigo é um ponto de energia. Talvez seja daí e da sua centralidade no corpo humano que a imagem do umbigo surge associada ao egocentrismo, ao egoísmo e à vaidade.

“Só olha para o umbigo!”, diz-se. O contrário de ambíguo, lá está. Alguém que sabe bem o que quer. Para si. Quem não olha a meios para atingir os fins. Pela vaidade e ostentação. Pelo poder e domínio. Buscando-os desesperadamente. Sem ponderação e moderação. Sem equilíbrio.

Acontece que essas pessoas acertam muitas vezes em si próprias. Em zona bem abaixo do umbigo. Nos pés! Umbiguidades…