Vaccinus

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Bem-vinda seja a vacina contra a Covid-19, para o bem da Humanidade.

A palavra vacina deriva do latim vaccinus, por referência à vaca (vacca). Tem origem na invenção da vacina da varíola, mais concretamente da varíola bovina, uma versão mais leve da doença. As vacinas podem ser profiláticas ou terapêuticas. A vacina é uma preparação biológica que fornece imunidade adquirida ativa contra uma doença em concreto.

De uma forma simples, corresponde à introdução no organismo de uma amostra enfraquecida ou morta do microrganismo causador da doença, estimulando o sistema imunológico a reconhecê-lo como uma ameaça e a ficar preparado para o destruir.

Esta crónica pretende fazer uma homenagem à vacina contra a Covid-19. Bem-vinda seja, para o bem da Humanidade. No fundo, uma homenagem a todo o tipo de vacinas. Às que evitam e às que curam qualquer doença. Enfermidades.

A ASFIC/PJ deseja que todo o processo de vacinação em curso contra a Covid-19 corra com sucesso, transmitindo confiança na população. Apela-se por isso à excelência de toda a operação e sua coordenação.

E caso dê sinais de inaceitável desalinho ou desordem, que seja identificada com prontidão e coragem a respetiva “patologia” e lhe seja aplicada a devida vaccinus.